Corpo docente

CORPO DOCENTE

ANTONIO ALMEIDA SILVA

http://lattes.cnpq.br/8361717016612632

Contato: antonio.almeida@ufcg.edu.br

Possui graduação em Engenharia Mecânica (C. Grande) pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Engenharia Mecânica [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica (S. Carlos) pela Universidade de São Paulo(1999). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande e Pesquisador do CNPq (desde 2013). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos, Dinâmica e Vibrações. Desde 1999 vem atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Detecção, Análise, Dinâmica, Vibrações, Falhas e Rolamentos.

  

ANTONIO GILSON BARBOSA DE LIMA

http://lattes.cnpq.br/4527387699298544

Contato: antonio.gilson@ufcg.edu.br

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1991), Graduado Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (1990), Mestre em Engenharia Mecânica [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica, do Centro de Ciências e Tecnologia, da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Transferência de calor e massa, Escoamento fluido, Matemática aplicada, Princípios Variacionais e Métodos Numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: volumes finitos, secagem e desenvolvimento de secadores, escoamento multifásico e meios porosos.  

CARLOS JOSÉ DE ARAÚJO

http://lattes.cnpq.br/9466801408291152

Contato: carlos.araujo@ufcg.edu.br

 

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1991), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e Doutorado em Engenharia Mecânica e de Materiais (Comportement Mécanique et Macroscopique des Matériaux) pelo Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (França), INSA – Lyon (1999). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Pesquisador do CNPq (desde 2006). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e de Materiais, com ênfase em Mecânica dos Sólidos e Propriedades Físicas e Mecânicas dos Metais e Ligas. Desde os anos 1990 vem realizando pesquisas de caráter interdisciplinar principalmente no seguinte tema: Desenvolvimento de Atuadores de Ligas com Memória de Forma – Fabricação, Caracterização, Simulação e Aplicações.

CELSO ROSENDO BEZERRA FILHO

http://lattes.cnpq.br/0885317156356022

Contato: celso.rosendo@ufcg.edu.br

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e doutorado em Génie Thermique – Institut National Des Sciences Appliquées de Lyon (1998). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: regime periódico, transferência de calor, difusividade térmica, resistência de contato e dual engine.

  

EISENHAWER DE MOURA FERNANDES

http://lattes.cnpq.br/7934688409399283

Contato:  eisenhawer.moura@ufcg.edu.br

Possui graduação (2004), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Em 2013, foi Pesquisador-Visitante na Universidade de Wisconsin-Madison (UW-Madison), Estados Unidos, trabalhando em projeto de sistemas de controle de motores a ímãs permanentes sem sensor de posição. De 2006 a 2008, foi Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Desde 2008, é Professor do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Suas áreas de interesse em pesquisa são: sistemas de controle, eletrônica de potência, acionamentos de máquinas elétricas, geração eólica, controle de sistemas termomecânicos.

RAPHAEL HENRIQUE FALCÃO DE MELO

http://lattes.cnpq.br/9758661753469822

Contato: raphael.melo@ifpb.edu.br

É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Campina Grande (2011), mestrado em engenharia mecânica (2013) e doutorado em ciência e engenharia de materiais (2017) pela mesma instituição. Mantém interesse em tópicos referentes a processos de fabricação e ciência dos materiais. Atualmente é Professor colaborador voluntário do PPGEM-UFCG e é pesquisador do laboratório de soldagem e do laboratório multidisciplinar de materiais e estruturas ativas, trabalhando especificamente com otimização dos parâmetros de soldagem de processos automatizados e manuais (GMAW, FCAW, GTAW, PAW, SAW, FSW e LBW), soldagem dissimilar e tensometria por difração de raios-X em metais ferrosos e não-ferrosos. É líder do grupo de pesquisa Processos de Fabricação e Materiais de Engenharia – IFPB. É pesquisador do Laboratório Assert no Pólo de Inovação Embrapii do IFPB, desenvolvendo projetos de P,D&I junto a empresas parceiras. Tem experiência de ensino em nível técnico, em nível superior e em pós-graduação stricto sensu.

MARCO ANTONIO DOS SANTOS

http://lattes.cnpq.br/4825985900425353

Contato: santos.marco@ufcg.edu.br

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades mecânicas, aços ARBL para tubulações, mecânica da fratura, juntas soldadas e tenacidade à fratura.

RENATO ALEXANDRE COSTA DE SANTANA

http://lattes.cnpq.br/1438381290031148

Contato: renatoacs@ufcg.edu.br

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (2006), graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2003) e doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência no desenvolvimento e caracterização de ligas metálicas contendo molibdênio e tungstênio obtidas pelo processo de eletrodeposição. Trabalha na avaliação da resistência a corrosão de revestimentos obtidos pelo processo de soldagem além, de avaliar o comportamento corrosivo de ligas de Ti-X (Ni, Nb, Cu e Mo). Desenvolve estudos do enriquecimento proteico de cactáceas por fermentação semissólida.

SEVERINO RODRIGUES DE FARIAS NETO

http://lattes.cnpq.br/5029314237107938

Contato: severino.rodrigues@ufcg.edu.br

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade de Nantes (1997). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações de Separação e Mistura, atuando principalmente nos seguintes temas: fluidodinâmica computacional, escoamentos multifásicos (separação água/óleo – gás/sólido; transporte de gás/óleo e água/óleo; escoamento em meios porosos – membranas cerâmicas e reservatórios petrolíferos; entre outros).

WALMAN BENICIO DE CASTRO

http://lattes.cnpq.br/3592569966434979

Contato: walman.castro@ufcg.edu.br

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Engenharia Mecânica [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Fundição e Solidificação, atuando principalmente nos seguintes temas: super-resfriamento, microestrutura, solidificação rápida, ligas com memória de forma e macrossistemas eletromagnéticos.

WANDERLEY FERREIRA DE AMORIM JÚNIOR

http://lattes.cnpq.br/8131607733881361

Contato: wanderley.ferreira@ufcg.edu.br

 

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Campina Grande UFCG (1999). Mestrado”sanduíche” em Engenharia Mecânica (UFCG, 2002) em Blindagem para Proteção Balística, realizado na COPPE/PEMM/Universidade Federal do Rio de Janeiro e em conjunto com Instituto Militar de Engenharia e Centro Tecnológico do Exército (CTEx). Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais COPPE/UFRJ (2007), Pós-Doutorado (Engenharia de Materiais/UFCG,2009). Engenheiro de P&D da Empresa Estratégica de Defesa ARMTEC Tecnologia em Robótica (2011). Atualmente é Professor Adjunto da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Coordena pesquisa pós-doutorado em Empresa Estratégica de Defesa e de inovação e base tecnológica ARMTEC Tec. Robótica (PNPD 2010/CNPq). Participa de projetos de equipamentos, máquinas e sistemas robóticos (Blindagens Balísticas Compósita, Metálica, Compósita tipo Sanduíche Nível IIA, IIIA, III), robô submarino tipo ROV, robô sob lagartas anti-bomba tipo VTNT/UGV). Temas atuais de pesquisa: Materiais Compósitos, Blindagens para Proteção Balística, Projeto de Sistemas Mecânicos.

TONY HERBERT F DE ANDRADE

http://lattes.cnpq.br/0150504693127852

Contato: tonyhebert@uaepetro.ufcg.edu.br

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2006), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2008) e doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Atualmente é professor do magistério superior – adjunto da Unidade Acadêmica de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Campina Grande atuando principalmente nos seguintes temas: Garantia de escoamentos multifásico, escoamentos em meios porosos, mecânica dos fluidos, termodinâmica, transferência de calor, hidráulica de perfuração de poços, métodos numéricos e fluidodinâmica computacional