Minicursos

II Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

Expandindo o Horizonte do Jovem Engenheiro

Campina Grande, Paraíba, Brasil – 12 a 14 de novembro de 2018


Início

Sobre

Programação

Inscrições

Contato

Autores


Minicursos


As vagas dos minicursos serão limitadas aos primeiros inscritos no evento.


Corrosão: Ação, Prevenção e Controle

Introdução aos fundamentos da corrosão em materiais metálicos e utilizados na indústria metal-mecânica, reações oxidação-redução, eletroquímica, ambientes e meios corrosivos, mecanismos de prevenção, controle e mitigação do processo corrosivo e revestimentos metálicos.

Josiane Dantas Costa

Possui graduação em engenharia química pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2015) e atualmente encontra-se vinculada ao programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (Doutorado) pela Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em tecnologia de petróleo e gás, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrodeposição, corrosão de biomateriais e planejamento experimental.


Termografia Aplicada à Engenharia

Este minicurso tem por objetivo abordar os preceitos básicos da radiação térmica, mais precisamente radiação infravermelha e a aplicação da Termografia em Prol da engenharia. Serão expostos os princípios de funcionamento do termovisor (com demonstrações práticas de utilização dos equipamentos pertinentes), apresentação de aplicações em ambientes industriais, construção civil, instalações elétricas, pesquisas acadêmicas e mais algumas formas de emprego desta técnica dentro do vasto campo das engenharias.

João Manoel de Oliveira Neto

Engenheiro Mecânico graduado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com ênfase na área de eficiência energética no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis pelo Programa de Recursos Humanos (PRH-42), financiado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e pela Petrobrás. Pós-graduando pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da UFCG, a nível de mestrado, na linha de pesquisa referente a Projeto e Análise de Sistemas Termomecânicos. Pós-graduando pela Faculdade Integrada de Patos nos cursos de Engenharia de Segurança do trabalho e Gestão da Manutenção e Produção. Atuou no setor metalúrgico nas áreas de Segurança do Trabalho, Projeto e Desenvolvimento de Produto e Engenharia de Processos.


Introdução aos Materiais Compósitos

Felipe Silva Lima

Aluno do programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Campina Grande, em nível de mestrado. Obteve o título de Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Entrementes no período de 3 anos (2013-2016) participou como membro efetivo do PET (Programa de Educação Tutorial), programa sob encargo da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), no qual comprometeu-se com a melhoria do ensino de graduação, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva, planejamento e a execução de atividades visando a geração de conhecimento para a solução dos mais diversos problemas em Engenharia. Adicionalmente, em 2016 fez estágio profissional na Indústria de Artefatos de Plásticos Nogueira (Plasnog), atuando na gestão da manutenção da referida empresa. Atualmente tem se dedicado ao estudo de áreas como projeto mecânico e materiais compósitos, singularmente: otimização e análise estrutural.